terça-feira, 28 de agosto de 2012

Exibição SESI - S.André


Data: 28/08/2012
Horário: das 9h as 12h30
Local: SESI – Bairro Sta. Terezinha – S. André
Equipe Neblina: Sá Garcia e Fernanda
Público: 160 crianças de 6. Ano do Ensino Fundamental II (uma coordenadora da Escola e mais três professores participaram da audiência)

Temas discutidos:
  1. Ferroviários que ainda moram na Vila
  2. O Projeto Neblina sobre Trilhos nas escolas
  3. História da São Paulo Railway
  4. As razões de não se transportar mais passageiros para Santos em Ferrovias.
  5. História da Vila de Paranapiacaba
  6. Preservação de patrimônio (um tema em que os alunos se mostraram bem informados e interessados).

Observações:
A coordenação da Escola nos solicita voltar para exibir o documentário com debates, para os alunos do Ensino Médio. Informei que basta agendar que iríamos.
O som, o áudio, do documentário estava excelente. Provavelmente deve-se a uma mesa de som profissional que els tem la no teatro. Talvez pudéssemos cogitar em gravar aquela saída de som (acredito que algum tipo de filtro eletrônico foi ativado pelo operador de som).

Por fim: fiquei encantado, e até surpreso como elevado nível de interesse, colaboração e envolvimento dos alunos, apesar da média de idade deles -10 a 12 anos-. Só encerramos a sessão de perguntas aós o filme, (eles faziam fila e iam fazer a pergunta no microfone), mas dizia: só encerramos as perguntas dos alunos (mais de 12 ou 13 fizeram questões, bem interessantes) devido ao tempo já adiantado.

O tema “preservação de patrimônio” era, de forma surpreendente, de um nível bem interessante de conhecimento pelos alunos. (maior do que alguns de nível ensino médio que acompanhei).

Odair de Sá Garcia – 30.ago.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário